terça-feira, 24 de maio de 2011

Rodoviários Continuam em greve

A greve dos rodoviários vem trazendo á tona esquisitices antes impensadas. Sobre a prerrogativa de que o movimento iria trazer “prejuízos” à sociedade, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT/MA) concedeu liminar obrigando o Sindicato da Categoria a colocar 80% da frota nas ruas, sobre pena de pagar multa diária de R$ 50 mil por dia.

Ora, 80% da frota circulando, isso não é greve. Acho que nem em finais de semana a frota normal não trabalha com esse percentual. O TRT/MA deveria buscar mecanismos para que as partes pudessem entrar em acordo, e não apenas ameaçar de forma ditatorial uma categoria que estar reivindicando seus direitos constitucionais.

O movimento grevista é sempre a última alternativa. Ele só torna-se concreto quando todas as outras possibilidades fracassaram. A greve já estava anunciada a uma semana atrás e o TRT/MA pouco caminhou no sentido de buscar entendimento entre as partes. Uma única reunião foi realizada no sentido de buscar um entendimento. Isso já era uma reunião fracassada, pois as partes já haviam conversado em diversas oportunidades.

As pessoas com quem tive conversando são a favor da greve, pois entendem que os trabalhadores devem ser valorizados e ter o mínimo de qualidade em seus locais de trabalho. A população dessa vez está ao lado da categoria, diferentemente das ações desastrosas acontecidas em greves anteriores.

Em reunião realizada ontem ficou estabelecido que a categoria continua em greve por tempo indeterminado.

Foto: Flora Dolores / O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário