terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sindsep/MA participa da 13ª Plenária da CUT


O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) e entidades filiadas à CUT no Maranhão e em todo o Brasil, participaram ativamente da 13ª Plenária da CUT.

O Sindsep/MA esteve presente através do diretor da Secretaria Geral, Valter Cezar Dias Figueiredo, que participou de forma singular nas discussões e deliberações apresentadas na Planária.

Valter Cezar, junto com os demais delegados e delegadas do evento, trataram de assuntos de grande importância para as classes trabalhadoras como um todo, tendo o Diretor do Sindsep/MA enfatizado a questão do serviço público federal.

Durante a 13ª Plenária da CUT, foi aprovado o Plano de Lutas que norteará as próximas ações da CUT e também definiram o calendário do Concut (Congresso Nacional da Central), que acontecerá entre 9 e 13 de julho de 2012.

A CUT reafirmou o posicionamento contrário em relação à questão das terceirizações. No entendimento da Central essa prática remete a gestões fraudulentas e à precarização da mão de obra.

Neste sentido, as propostas foram divididas em 15 eixos (liberdade e autonomia; privatização; terceirização; luta pela terra; previdência; serviço público; educação; política econômica; política internacional; política energética; política de saneamento; saúde; direitos dos trabalhadores; democracia e participação; outras lutas).

Na 13ª Plenária foram reafirmadas ainda bandeiras históricas como a defesa da reforma agrária, com atualização dos índices de produtividade da terra e limitação do tamanho das propriedades e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário.

Participaram do evento 614 militantes, sendo 63,52% (homens) e 36,48% (mulheres). Os ramos com mais delegados e delegadas foram o da Educação (20,85%) e o Rural (16,29%).

“A nossa participação foi bastante significativa e estivemos sempre no meio das discussões, sempre com intervenções preponderantes e que visassem contemplar outras categorias, além dos funcionários públicos federais, que pelo cargo no Sindsep/MA já defendemos nos eventos da CUT”, afirmou Valter Cezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário