sexta-feira, 24 de abril de 2015

Stefem realiza manifestação de advertência e Vale convoca sindicatos para reunião


O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) realizou na manhã desta quinta-feira, 16, na Vale, uma paralisação de advertência para informar aos trabalhadores sobre a política de demissões que está sendo trabalhada pela empresa.

Na ocasião, centenas de trabalhadores desceram dos ônibus a pedido dos diretores do Stefem, demonstrando dessa forma o engajamento da categoria com a luta do Sindicato contra as demissões promovidas pela Vale.

Durante a paralisação o presidente do Stefem, Lúcio Azevedo, explicou o cenário econômico apontado pela Vale, ponderando a existência de uma crise instalada dentro do setor da mineração. Entretanto, o Presidente defendeu que outras medidas podem ser tomadas pela empresa, não sendo as demissões, a única alternativa encontrada para contornar a tão famigerada crise difundida com tom apocalíptico pela empresa.

O Sindicato voltou a ressaltar ser sumariamente contra as demissões, defendendo que seja estabelecido um canal de discussão com a Vale, para que seja apresentado um projeto que tenha em sua essência a diminuição de danos aos trabalhadores, garantindo dessa forma a empregabilidade dos trabalhadores.

A paralisação de advertência realizada ontem, 16, demonstrou que o Stefem está atento ao cenário internacional, ao qual, fez uma análise conjuntural que lhe proporcionou defender alternativas, que não seja, radicalizar o processo das relações de trabalho, como vem sendo difundido pela Vale, que vem trabalhando demissões sumárias de trabalhadores como consequência de uma recessão econômica que não foi criada pela categoria.

Lúcio Azevedo, voltou a afirmar a necessidade da utilização da argumentação que remete à reflexão de que os trabalhadores foram responsáveis diretos pelos sucessivos lucros expressivos da empresa, não sendo digno, tão pouco ético, que eles, de forma injusta, sejam nesta conjuntura convidados a pagarem uma conta apresentada pelo processo de recessão do mercado.

Resultados da paralisação
Após a realização da paralisação de advertência realizada na Vale, o presidente do Stefem, Lúcio Azevedo, recebeu uma ligação informando que a empresa estava chamando os sindicatos representativos da categoria para uma reunião marcada para a última sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro.

As manifestações realizadas pelas entidades acabaram incomodando a Vale, que mudou de postura, e agora está convidando as entidades para discutirem sobre o atual cenário desenhado por ela, que segundo as suas explicações, ratifica as demissões expressivas que estão sendo trabalhadas pela empresa.


“Esse convite feito pela Vale é fruto de todas as nossas manifestações em defesa da empregabilidade dos trabalhadores. Enquanto entidades representativas da categoria, e enquanto cidadãos conscientes, não poderíamos ficar inertes frente a esse cenário de demissões desenfreadas trabalhadas pela Vale. Iremos manter a firmeza em nosso discurso, mostrando para a empresa que outras medidas podem ser tomadas para garantir ao trabalhador o seu maior patrimônio, que é a sua empregabilidade”, afirmou Lúcio Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário